Redes de Computadores




Sabemos que a rede é composta por computadores interligados por cabos ou dispositivos sem fio com a finalidade de compartilhamento de dados, tanto locais quanto externos.
Sabemos também que a padronização desta comunicação é responsável por integrar diversos tipos de dispositivos a nossa rede.
A cada dia que passa mais e mais equipamentos são criados e integrados a nossa rede local como, por exemplo, os televisores smart, os tablets  e os celulares.
A grande pergunta é podemos afirmar ainda, que a rede é de computadores?

Não mais, podemos defini-la como  redes de dispostos e assim podemos defini-la melhor.
Hoje na grande maioria das casas possuem roteadores wireless que gerencia os mais diferentes equipamentos, entretanto será que sabemos como funciona esses equipamentos.
Os Roteadores é um hardware de rede que gerencia a comunicação local ou externa (internet) sua função é organizar os dispositivos e direcionar os dados ao seus destinos.
Exemplo de comunicação quando acessamos a internet de nosso aparelho celular em nossa rede wireless nosso roteador é responsável por registrar o aparelho na rede quando conectamos a rede sem fio atribuindo a ele um endereçamento IP local  em seguida  ele lê os pacotes da solicitação web e direciona a para porta WAN onde entra o provedor de acesso esse direcionamento é conhecido como rota de saída.

No retorno desta solicitação a mesma entra pela porta WAN do roteador, o mesmo  lê as informações de destino e encaminha ao seu celular que esta registrado com endereço IP local esse processo é conhecido como rota de entrada.
Até aí tudo bem. O que mais um roteador pode fazer?

Temos vários modelos no mercado muitos com características mais arrojadas outros menos.
A maioria conta com serviços firewall integrados no sistema, mas o que faz esse tal firewall.

O firewall vem de duas palavras inglesas fire (fogo) wall (muro) juntando as duas temos as palavras temos o muro de fogo trata-se de uma proteção para redes de internet, podemos bloquear as portas de comunicação de determinado programa ou serviço.
Exemplo: quando navegamos nas internet o navegador utiliza a porta  80 para receber e enviar as informações quando bloqueamos a mesma a navegação fica inativa mantendo outras ações ativas como o compartilhamento dos arquivos por torrents, emule, imesh etc .
Para bloquear determinada comunicação devemos analisar as portas que utilizadas pelo programa requerido ou bloquear todas e de acordo com as necessidades executar a liberação.
 Principais portas e suas utilização.
25/587 saída de e-mails, 110/995 entrada de e-mail, 80/8080 Navegação, 9999/23 telnet.


QoS - Qualidade  de Serviços (Quality of servisse)

O QoS dos roteadores são limitadores ou estabilizadores de banda de internet, onde podemos determinar quais comutadores receberam mais ou menos banda dentro da rede.
Exemplo: José joga on-line e sua mãe apenas acessa o facebook, porem toda vez que Jose esta jogando e sua mãe quer ver um vídeos o ping de Jose aumenta e o servidor desconecta do jogo.
Solução do José o aumento de banda, mas sua mãe não quer, então José aprende a utilizar a função do QoS e limita o Pc de sua mãe para que ela não comprometa seu jogo.
Continua






Share on Google Plus

About Obarata

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário